Estudos de implementação do parque ecológico da zona de lazer de Castelo Branco
Ficheiros
Data
1999
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Nas modernas sociedades urbanas, um dos grandes problemas que se colocam é a questão dos espaços verdes e a sua gestão, como forma de minimizar o efeito da concentração de construções e infraestruturas e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Avaliar essas carências da população através de estudos de implementação no local com vista á criação de um Parque Ecológico em Castelo Branco é o objectivo do presente trabalho.
Com a criação deste Parque, inserido na Zona de Lazer, pretende-se atingir urna valorização ambiental paisagística, funcional, estética e histórica de uma zona limítrofe do perímetro urbano da cidade de Castelo Branco. Pretende-se ainda, que o Parque garanta uma ligação adequada, por um lado entre os diferentes bairros que o circundam e por outro, entre a mancha construída da cidade e a paisagem de características industriais que lhe está adjacente.
De salientar também, como um dos objectivos essenciais desta intervenção, o processo de formação e informação, orientado para o desenvolvimento da consciência crítica sobre as questões ambientais e de actividades que levem à participação dos cidadãos na preservação do equilíbrio ambiental da sua cidade.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19903TFCORN.
Palavras-chave
Parque ecológico , Zona de lazer
Citação
MATOS, Palmira Margarida Taborda de (1999) - Estudos de implementação do parque ecológico da zona de lazer de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.