Título: Contribuição para a caracterização dos resíduos de embalagem numa empresa produtora de compostos de policloreto de vinilo (PVC)
Autor: Carmo, Susana Maria Esteves do
metadata.dc.contributor.advisor: Garcia, José
Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Palavras-chave: Gestão de resíduos
Ambiente
PVC
Data: 1999
Citação: CARMO, Susana Maria Esteves do (1999) - Contribuição para a caracterização dos resíduos de embalagem numa empresa produtora de compostos de policloreto de vinilo (PVC). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: Este trabalho surge da preocupação do Grupo CIRES em assumir a sua responsabilidade, como operador económico, na gestão e destino final dos seus resíduos. Neste trabalho procurou-se caracterizar quantitativa e qualitativamente os resíduos de embalagem produzidos pela CYGSA (empresa pertencente ao grupo CIRES). Com base nas fichas de segurança de cada produto utilizado procedeu-se à caracterização das substâncias empregues como matérias-primas e das respectivas embalagens. Atendendo à Directiva 91/689/CEE classificaram-se as embalagens quanto à sua perigosidade. Este primeiro estudo permitiu elaborar fichas de caracterização não só das matérias-primas utilizadas, como também do tipo e perigosidade das respectivas embalagens. Em termos quantitativos verificou-se que são produzidos anualmente 80 toneladas de resíduos de embalagem, dos quais 8% foram classificados como resíduos perigosos. Quanto ao tipo de embalagem, concluiu-se que os sacos de papel constituem os resíduos predominantes, correspondendo a 80% dos resíduos totais não perigosos produzidos e a 54% dos resíduos perigosos. O trabalho desenvolvido permitiu constatar a insuficiência de regras de armazenagem, separação e destino final para os diferentes tipos de embalagem, verificando-se a mistura de resíduos perigosos e não perigosos. Após a referida caracterização procurou-se definir procedimentos relativos à separação e à armazenagem dos diferentes tipos de resíduos, atendendo ao tipo de material e à sua perigosidade, de forma a, não só minimizar potenciais efeitos negativos sobre o meio ambiente, mas também para evitar a contaminação de embalagens e sobretudo, para permitir a implementação de soluções que respeitassem a hierarquia de princípios da Estratégia Comunitária de Gestão de Resíduos, de acordo com a qual a redução da produção deverá ser a primeira prioridade, seguida de valorização e, finalmente pela eliminação ambientalmente correcta.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19737TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/848
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_SUS_CAR.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.