Estudo preliminar da qualidade físico-química e biológica da água da ribeira da Líria (Castelo Branco)
Date
1999
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Este trabalho realizou-se com o objectivo de determinar o grau de poluição presente na ribeira da Líria caracterizando deste modo as suas águas. Esta, é um efluente do rio Ocreza, tem todo o seu curso no concelho de Castelo Branco. A sua bacia hidrográfica está situada numa zona onde existem diversas fontes de poluição como sejam: suiniculturas, lagares de azeite, queijarias, aglomerados urbanos de que se destaca a vila de Alcains com mais de 4000 habitantes e a sua ETAR.
Foi feito um estudo físico-químico e biológico para avaliar a qualidade da água da ribeira chegando-se ao objectivo do trabalho. O estudo físico-químico, consistiu na recolha de amostras de água da ribeira, sendo posteriormente analisadas em laboratório, determinando-se os diferentes parâmetros considerados necessários à realização do trabalho. O estudo biológico, que consistiu na recolha de amostras de macro-invertebrados, sendo posteriormente identificados por grupos taxonómicos em laboratório.
Tendo como base o Decreto-lei n.° 236/98, foi feita uma comparação entre os valores dos parâmetros analisados à água da ribeira, e os respectivos valores admitidos pelo referido Decreto-lei para os diversos usos.
Tendo em conta todos os parâmetros analisados verifica-se que a água da ribeira apresenta um elevado grau de poluição.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19847TFCORN.
Keywords
Ribeira da Líria, Poluição da água, Qualidade da água
Citation
AZEITEIRO, Maria Goreti da Silva (1999) - Estudo preliminar da qualidade físico-química e biológica da água da ribeira da Líria (Castelo Branco). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.