Título: Contribuição para a caracterização do sistema de remoção da zona integrada no circuito n.º 1 da cidade de Castelo Branco
Autor: Ramos, Sónia Margarida de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Palavras-chave: Resíduos sólidos urbanos
Recolha
Transporte
Data: 1999
Citação: RAMOS, Sónia Margarida de Oliveira (1999) - Contribuição para a caracterização do sistema de remoção da zona integrada no circuito n.º 1 da cidade de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: O volume crescente e a heterogeneidade dos RSU tornam cada vez mais necessária a procura de soluções adequadas do ponto de vista do seu tratamento e eliminação final, de forma a minimizar os impactes negativos quer ao nível do meio ambiente quer ao nível da saúde pública. Um tecnossistema de RSU pressupõe a existência de um sistema de deposição, recolha (indiferenciada ou selectiva) e transporte, cuja gestão deverá orientar-se no sentido da minimização dos encargos inerentes a essas operações, sem diminuição da qualidade do serviço prestado. O presente trabalho teve como objectivo a obtenção de indicadores de funcionamento sobre a recolha e transporte de forma a contribuir para a optimização dos vários elementos funcionais inerentes a esta fase do sistema de RSU. Em termos de segurança e higiene, constatou-se que a equipa afecta à recolha do circuito estudado não usava qualquer farda com todas as consequências negativas que daí advêm para a saúde. Em relação à frequência e horário de recolha por razões estéticas e a fim de evitar engarrafamentos, consideramos que está ajustada às características da zona em estudo, isto é, é feita em horas “mortas”, estando terminada antes do início do tráfego. Os dados obtidos relativamente aos indicadores utilizados, carga linear em recolha, rendimento horário de recolha e repartição dos tempos e distâncias ao longo do circuito, permitiram concluir que, em relação ao circuito estudado, o processo clássico de recolha implementado, bem como o transporte, correspondem a operações que estão a decorrer com grande eficiência e consequentemente, a contribuir para optimização do sistema traduzindo-se numa economia de recursos.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19850TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/842
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RE_TFS_SON_RAM.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.