Título: Benefícios ambientais no alto Mondego : estudo para a melhoria de uma área de lazer no "Pinhal da Quinta da Ponte"
Autor: Pinto, Sofia Margarida da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Gomes, Paulo Fernando dos Santos Caldinho
Gomes, Joaquim Luís da Costa
Palavras-chave: Zona de lazer
Data: 1998
Editora: IPCB. ESA
Citação: PINTO, Sofia Margarida da Silva (1998) - Benefícios ambientais no alto Mondego : estudo para a melhoria de uma área de lazer no "Pinhal da Quinta da Ponte". Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: A área de lazer objecto de intervenção é caracterizada do ponto de vista da sua inserção no meio físico e socioecónomico, constituindo a base para opções posteriores de ordenamento. Procede-se à avaliação ambiental do “Pinhal da Quinta da Ponte” através da aplicação do Método do Custo de Viagem, obtendo-se uma estimativa do valor dos benefícios ambientais gerados pelo local durante o ano de 1998. Os dados necessários à determinação desse valor, foram recolhidos por inquérito directo no local em estudo aplicando um questionário ao total dos visitantes durante os meses de Verão. Para além de uma estimativa do valor de uso, entre 1460 e 2040 contos para o ano de 1998, obteve-se por parte dos utilizadores, uma elevada receptividade à melhoria das condições de utilização do local. Finalmente apresenta-se uma proposta de ordenamento e um plano geral de intervenção para este espaço, apoiando a escolha dos elementos verdes e infra-estruturas a implantar, nos estudos de base inicialmente realizados, visando ao mesmo tempo melhorar as condições de utilização pública do “Pinhal da Quinta da Ponte” como zona de lazer e garantir o seu enquadramento paisagístico.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18979TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/827
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_SOF_PIN.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.