Título: Efeito da aplicação de composto urbano sobre algumas propriedades de um solo litólico não húmico de granito (Pg)
Autor: Leitão, Sandra Mascate
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Palavras-chave: Resíduos sólidos urbanos
Composto urbano
Solo
Correctivos orgânicos
Poluição do solo
Data: 1999
Editora: IPCB. ESA
Citação: LEITÃO, Sandra Mascate (1999) - Efeito da aplicação de composto urbano sobre algumas propriedades de um solo litólico não húmico de granito (Pg). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: Com o objectivo de conhecer os efeitos da taxa de aplicação (30; 60 e 90 t/ha) de composto urbano na evolução de algumas propriedades físico - químicas e químicas de um solo litólico não húmico de granito (Pg), foi montado um dispositivo experimental, adoptando-se a técnica de ensaio em vasos. Os resultados obtidos mostraram que a adição de composto urbano resultou no aumento dos teores de matéria orgânica, de azoto total, fósforo assimilável e potássio assimilável e também das bases de troca, assim como dos valores de pH e capacidade de troca catiónica, podendo-se considerar que a sua aplicação contribui para melhorar a produtividade do solo em relação à testemunha. Porém, o aumento significativo e proporcional nos teores de sódio de troca, condutividade eléctrica e a tendência para o aumento, nesses solos, dos teores totais de metais pesados (cobre, zinco, manganês, crómio e chumbo) sugerem a possibilidade da utilização agrícola do composto urbano poder levantar alguns problemas de poluição dos solos, particularmente se utilizado em doses mais elevadas ou em aplicações sucessivas. Estes resultados sugerem a necessidade de, perante um condicionalismo definido pelas características do solo, do clima e da cultura a efectuar, se definir com rigor quais as quantidades de produto a utilizar, bem como as épocas e técnicas de aplicação mais adequadas, sobretudo do ponto de vista ambiental e de saúde pública.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19271TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/824
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_SAN_LEI.pdf922,15 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.