Título: Influência de factores zootécnicos na adaptação a alimento inerte e crescimento do linguado (Solea senegalensis, Kaup 1858)
Autor: Ramos, Rui José Gaspar
metadata.dc.contributor.advisor: Conceição, Luís Eugénio Castanheira da
Engrola, Sofia Alexandra Dias
Rodrigues, António Manuel Moitinho Nogueira
Palavras-chave: Solea senegalensis
Desmame
Alimento inerte
Intensidade da luz
Fotoperíodo
Cor do tanque
Altura da coluna de água
Período diário de alimentação
Data: 2009
Citação: RAMOS, Rui José Gaspar (2009) - Influência de factores zootécnicos na adaptação a alimento inerte e crescimento do linguado (Solea senegalensis, Kaup 1858). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Zootécnica.
Resumo: O desenvolvimento da produção do linguado à escala comercial tem uma grande importância em virtude do seu elevado valor económico e por poder vir a constituir uma alternativa à produção de outros peixes de água salgada como, por exemplo, a dourada e robalo. A reprodução e a produção de larvas desta espécie estão dominadas laboratorialmente, embora a fase da adaptação ao alimento inerte seja ainda um obstáculo ao seu posterior desenvolvimento. A produção em aquacultura do linguado senegalês (Solea senegalensis) está limitada pela disponibilidade de juvenis desta espécie, em grande parte devido a problemas durante a fase de adaptação ao alimento inerte nos primeiros meses de vida. Este estudo englobou duas experiências que tinham como principais objectivos determinar a importância relativa da frequência alimentar, intensidade da luz, fotoperíodo, cor do tanque e da altura da coluna de água, na adaptação ao alimento inerte de pôs-larvas e no crescimento de juvenis de linguado senegalês (Solea senegalensis) Verificou-se que alguns dos factores zootécnicos em estudo têm influência na adaptação ao alimento inerte de pós-larvas de linguado, mas não permitiram explicar a grande variação verificada ao nível da sobrevivência e do crescimento desta espécie
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26522TFCEZ.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/796
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Zootécnica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_RUI_RAM.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.