Título: Estudo do impacto da passagem de um sistema de ordenha mecânica para um sistema de ordenha robotizada numa exploração de EDM
Autor: Gonçalves, Helder Filipe da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, António Manuel Moitinho Nogueira
Ferreira, António Manuel Alves
Palavras-chave: Leite
VMS
Data: 2008
Citação: GONÇALVES, Helder Filipe da Silva (2008) - Estudo do impacto da passagem de um sistema de ordenha mecânica para um sistema de ordenha robotizada numa exploração de EDM. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Zootécnica.
Resumo: Com o objectivo de avaliar o impacto da passagem de um sistema de ordenha clássica para um sistema voluntário de ordenha (VMS), foi feito um estudo comparando os anos de 2004 e 2005 com 2006 e 2007, correspondendo, um primeiro período à ordenha clássica e o segundo período ao VMS. Este trabalho realizou-se na Agro-Mancelos®, uma exploração vocacionada para a produção de leite situada em Mancelos no concelho de Amarante e com a cooperação da Associação de Apoio à Bovinicultura Leiteira do Norte (ABLN). Tentou-se obter o máximo de informação através da ABLN, assim como do produtor tentando que fosse o resultado mais correcto possível. O estudo consistiu em avaliar, quais foram as alterações ao nível da produção e da constituição do leite (TP, TB, CCS e GT), assim como o impacto económico. Os dados utilizados para quantificar a produção são relativos ao contraste leiteiro. Para avaliar a composição do leite foram usados dados da empresa de recolha (AGROS) relativos ao tanque. Após a análise dos dados os resultados obtidos mostram que não há diferenças significativas (p>0,0S) em relação à produção comparando ambos os períodos. Apesar de não haver diferenças estatisticamente significativas, verificou-se um ligeiro aumento da produção. O TP sofreu uma ligeira diminuição (0,046%), o TB um ligeiro aumento (0,038%), a CCS aumentou (59.085 cél/ml), e os GT diminuíram (1.161/ml). Comparando o custo do processo de ordenha na ordenha clássica e no VMS, concluiu-se que o VMS tem um custo superior de 0,008 €/kg de leite. A implementação do VMS é um investimento que terá de ser economicamente bem ponderado, embora traga muitas vantagens para o produtor e para a saúde dos animais.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26021TFCEZ.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/793
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Zootécnica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_HEL_GOM.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.