Avaliação técnico-económica de uma suinicultura em extensivo
Date
2008
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Realizou-se um estudo na Unidade de Demonstração de Produção de Suínos ao Ar Livre da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, de 1 de Agosto de 2007 a 31 de Julho de 2008.
Foram recolhidos os dados reprodutivos, ganhos médios diários, pesagens, preço de venda dos leitões e os custos da alimentação dos reprodutores da Raça Alentejana e Bísara.
Foram calculadas todas as taxas reprodutivas tendo-se verificado algumas divergências entre os resultados obtidos e os dados apresentados pela bibliografia.
Os ganhos médios diários aos 45 dias dos leitões Bísaros são maiores que os dos leitões Alentejanos, e por sua vez, tendo em conta o sexo, os leitões macho tem um GMD mais elevados que os leitões fêmeas.
Verificou-se que para a Raça Alentejana são necessários 14,5 leitões/porca/ano para suprimir as despesas tidas com a alimentação, enquanto na Raça Bísara, é necessário que cada reprodutora tenha 14,8 leitões/ano.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26000TFCEZ.
Keywords
Raça Bísara, Raça Alentejana, Reprodutores, Leitões
Citation
PEIXOTO, Ângela Catarina da Silva (2008) - Avaliação técnico-económica de uma suinicultura em extensivo. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Zootécnica.