Análise dos últimos 20 anos da produção de leite de ovelhas Merino da Beira Baixa na ESACB
Ficheiros
Data
2007
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
A partir dos dados de contraste leiteiro de 1984 a 2004, obteve-se uma base de dados de 2339 controlos efectuados, que foram submetidos a análise com o objectivo de caracterizar e avaliar a produção leiteira em ovelhas Merino da Beira Baixa do efectivo da Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB).
Foi analisada a produção leiteira normalizada aos 150 dias, segundo o ano de parto, mês de parto e dias ao primeiro contraste. Obteve-se o valor de 52,7 litros de produção média total para 150 dias de lactação.
Verificou-se que existem diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) na produção média leiteira para 150 dias de lactação consoante o ano de parto e também consoante o mês de parto.
Procedeu-se de seguida á criação de grupos homogéneos, para cada um dos parâmetros analisados, para determinar quais as médias que estatisticamente são diferentes.
Foi estudada a relação entre a produção média normalizada aos 150 dias com o ano de parto, mês de parto e dias ao primeiro contraste através da criação de um modelo de regressão linear múltipla, na qual se verificou que a produção média leiteira para 150 dias variou de forma inversa com o mês de parto e dias ao primeiro contraste e variou de forma directa com o ano de parto.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25788TFCEZ.
Palavras-chave
Merino Beira Baixa , Ovelha , Contraste leiteiro , Produção leiteira
Citação
ROCHA, Ana Catarina Bravo da (2007) - Análise dos últimos 20 anos da produção de leite de ovelhas Merino da Beira Baixa na ESACB. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Zootécnica.