Título: Análise de dados microbiológicos relativos a produtos lácteos e caracterização fenotípica de isolados de Listeria monocytogenes
Autor: Marques, Jessica de Jesus dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Pintado, Cristina Maria Baptista Santos
Lopes, Vítor Manuel Amaro
Palavras-chave: Listeria monocytogenes
Salmonella
Staphylococcus
Escherichia coli
Produto lácteo
Coagulase positiva
Data: 2010
Editora: IPCB. ESA
Citação: MARQUES, Jessica de Jesus dos Santos (2010) - Análise de dados microbiológicos relativos a produtos lácteos e caracterização fenotípica de isolados de Listeria monocytogenes. castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica Alimentar.
Resumo: O estágio curricular foi realizado na empresa Aquimisa, Lda. situada em Castelo Branco, onde se procedeu ao acompanhamento de toda a rotina laboratorial e à recolha de dados de um ano de 37 queijarias para a avaliação de quatro parâmetros microbiológicos. Efectuou-se ainda a caracterização fenotípica de isolados de L.monocytogenes provenientes de diferentes produtos alimentares. Após uma pesquisa bibliográfica relativamente à área em estudo, seguiu-se a análise dos registos. Para a pesquisa de Salmonella spp. verificou-se que nenhuma das 420 amostras provenientes das 37 queijarias apresentava a presença deste microrganismo. Já na pesquisa de L.monocytogenes, verificou-se que 98% dos 400 produtos lácteos analisados apresentaram uma pesquisa negativa e 2% pesquisa positiva. Relativamente às amostras analisadas para a contagem de E.coli, num total de 222 amostras, 79% apresentaram resultados satisfatórios e 10% insatisfatórios. Para a contagem de Staphylococcus coagulase positiva apresentaram resultados satisfatórios 94% das amostras e 6% aceitáveis. A caracterização fenotípica de 9 isolados de L.monocytogens, obtidos no Laboratório da Aquimisa durante o período de estágio, foi realizada no Laboratório de Microbiologiada ESACB, tendo-se concluído que 8 dos 9 isolados apresentava o mesmo perfil bioquímico e um dos isolados apresentava uma reacção atípica quanto à utilização de D-xilose.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26895TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/78
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_JES_MAR.pdf193,74 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.