Título: Influência da idade de separação dos borregos na lactação das mães e no seu peso aos 30 dias após aleitamento artificial
Autor: Marques, João Paulo Barriguinha
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Carlos de Sousa Coutinho Rebello de
Palavras-chave: Ovinos
Separação das mães
Aleitamento artificial
Produção de leite
Data: 2007
Citação: MARQUES, João Paulo Barriguinha (2007) - Influência da idade de separação dos borregos na lactação das mães e no seu peso aos 30 dias após aleitamento artificial. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Zootécnica.
Resumo: A raça ovina Saloia é uma raça autóctone destinada principalmente à produção de leite, sendo originária da Região da Estremadura. O aleitamento artificial garante bons resultados mas requer alguns cuidados sobretudo no fornecimento de colostro, idade de separação das mães, tipo de leite de substituição, técnica de aleitamento, início da alimentação sólida, condições de higiene. Contudo este trabalho demonstra que o aleitamento natural garante maiores pesos dos borregos aos 30 dias de idade. O processo de aleitamento artificial implica a separação dos borregos das suas progenitoras pouco tempo após o parto. Esse facto pode influenciar a produção de leite das ovelhas. Neste trabalho verificou-se existirem diferenças entre a produção de leite de ovelhas a que se foram retirados os borregos aos 15 dias após o parto e ovelhas a que se retiraram as crias com 30 dias de idade.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25696TFCEZ.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/772
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Zootécnica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_JOA_MAR.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.