Título: Estudo do efeito do tipo cobrição "Época fixa" vs "Época contínua" nas performances produtivas de bovinos da raça Alentejana
Autor: Semedo, Gonçalo Miguel Flores
metadata.dc.contributor.advisor: Bigares, Carlos Manuel dos Reis
Rodrigues, António Manuel Moitinho Nogueira
Palavras-chave: Bovinos
Alentejana
Época de cobrição
Intervalo entre partos
Parâmetros produtivos
Data: 2007
Citação: SEMEDO, Gonçalo Miguel Flores (2007) - Estudo do efeito do tipo cobrição "Época fixa" vs "Época contínua" nas performances produtivas de bovinos da raça Alentejana. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Zootécnica.
Resumo: Foi analisada toda a informação de partos ocorridos entre 1990 e 2006 em 20 explorações (10 explorações com cobrição contínua e 10 com época de cobrição fixa) inscritas no Livro Genealógico da raça Alentejana, localizadas nos concelhos de Portalegre, Elvas, Monforte e Évora, tendo sido considerados 14196 registos de intervalos entre partos. Os registos do intervalo entre partos foram submetidos a uma análise de covariância com o Proc. GLM do SAS, considerando-se os efeitos do tipo de cobrição, ano de parto, mês de parto, idade da vaca parto, consanguinidade, tendo-se registado um intervalo médio entre partos de 479,56 dias para o maneio com cobrição contínua e 438,49 dias para o maneio de cobrição com época fixa. Todos os factores incluídos neste modelo de análise influenciaram significativamente (P<0.05) o intervalo entre partos, registando-se uma variabilidade neste caracter devido ao tipo de cobrição escolhida pelos diferentes criadores. As médias anuais indicam que tem havido algumas oscilações do intervalo entre partos ao longo dos anos. No que diz respeito ao efeito do mês de parto, registaram-se intervalos mais reduzidos em fêmeas paridas em Maio e Agosto. A idade da vaca ao parto apresentou um efeito quadrático no intervalo entre partos, verificando-se intervalos mais curtos em fêmeas paridas aproximadamente com 8 anos de idade. Por sua vez, o efeito do sexo do bezerro bem como a consanguinidade também vão influenciar a média do intervalo entre partos. Estes resultados confirmam que existem grandes diferenças entre animais em termos de intervalo entre partos, devido, em parte, aos factores que aqui foram estudados, sendo conveniente levar em consideração este aspecto em futuros planos de selecção para este caracter. Palavras-chave: , , Época de cobrição, Intervalo entre partos, Parâmetros produtivos.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25690TFCEZ.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/771
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Zootécnica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_GON_SEM.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.