Título: Contribuição para a avaliação da eficiência dos parâmetros de tratamento das ETAR's do concelho da Marinha Grande
Autor: Lucas, Carla Cristina de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Carvalho, José
Palavras-chave: Águas residuais urbanas
Grau de eficiência
Tratamento biológico
Lamas activadas
Leitos percoladores
Lagoas
Data: 2000
Citação: LUCAS, Carla Cristina de Sousa (2000) - Contribuição para a avaliação da eficiência dos parâmetros de tratamento das ETAR's do concelho da Marinha Grande. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Rural.
Resumo: Com o objectivo de avaliar globalmente o grau de eficiência das Estações de Tratamento de Águas Residuais da Câmara Municipal da Marinha Grande, procedeu-se à caracterização qualitativa das águas residuais tratadas nas referidas ETAR’s. O programa de monitorização dos sistemas de tratamento do Concelho envolveu a colheita mensal de amostras de afluente e efluente, em cada uma das cinco ETAR’s durante um período de quatro meses (Abril - Julho 1999). O tratamento dos dados obtidos permitiu verificar que as águas residuais afluentes às várias ETAR’s em estudo apresentam características que permitem classificá-las como águas residuais tipicamente urbanas. Em termos de efluente tratado os resultados obtidos mostram que, em termos médios, apenas em relação ao azoto, se ultrapassaram para todas as estações em estudo, os Valores Limite de Emissão definidos pela legislação em vigor, havendo ainda a registar para o CQO em duas estações valores ligeiramente superiores ao VLE (Garcia, Vieira de Leiria). De todas as ETAR’s estudadas, a ETAR da Garcia foi a que mostrou piores rendimentos, os quais podem ser atribuídos a uma sobrecarga orgânica no sistema, devido ao contínuo descarregamento dos camiões cisterna de limpeza de fossas. Em termos de sistema de tratamento e atendendo a que as características das águas residuais brutas afluentes às várias ETAR’s eram semelhantes, os resultados obtidos permitem verificar que o processo de lamas activadas nas várias variantes, foi o que apresentou globalmente maior grua de eficiência. Pelo contrário, os leitos percoladores foram os que corresponderam a piores rendimentos em relação a todos os outros parâmetros analisados. Tal facto, parece poder atribuir-se a um subdimensionamento da referida ETAR em relação à carga orgânica afluente dado que esta estação não só está a atingir o seu horizonte de projecto (30 anos) como ainda recebe os efluentes provenientes da limpeza de fossas e que não foram contabilizados aquando do projecto da referida ETAR. No entanto e no conjunto das ETAR’s do Concelho, podemos considerar que as diferentes ETAR’s estão, globalmente, a operar em condições razoáveis apesar dos baixos rendimentos obtidos, já que e com excepção ao caso relativo ao teores de azoto total, todos os outros parâmetros analisados e em termos médios se apresentaram abaixo dos VLE estipulados pela legislação em vigor. Assim, parece-nos que o problema mais importante a resolver passará pela diminuição dos teores de azoto total no efluente final, que poderá ser feito mediante a introdução de sistemas terciários de tratamento.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20470TFCER.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/760
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Rural

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_CAR_LUC.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.