Título: Contribuição para a elaboração do cadastro das infra-estruturas ligadas às redes de água e drenagem de águas residuais na freguesia de Perais
Autor: Cardoso, Sara Rodrigues Pinto
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Palavras-chave: Cadastro
Recolha de dados
Rede de drenagem de águas
Rede de distribuição de água
Data: 1999
Citação: CARDOSO, Sara Rodrigues Pinto (1999) - Contribuição para a elaboração do cadastro das infra-estruturas ligadas às redes de água e drenagem de águas residuais na freguesia de Perais. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Rural.
Resumo: O presente trabalho consistiu na elaboração do cadastro da freguesia de Perais, com o objectivo de poder vir a contribuir para uma melhor gestão técnica dos sistemas de saneamento básico e ainda constituir um instrumento de apoio à decisão. A metodologia utilizada consistiu num estudo exaustivo dos projectos existentes na Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, e tendo em conta a sua desactualização, procedeu-se também ao levantamento de campo das realidades existentes. A validação dos dados recolhidos foi feita mediante um cruzamento de informatização. Os sistemas em estudo são genericamente constituídos por tubagem com cerca de 20 anos, sendo os de drenagem de águas residuais na sua maioria de PVC (80%) e apenas 20% em grés e os de abastecimento de água são 100% em PVC, prevendo-se a sua substituição para breve. Nos sistemas de abastecimento de água os acessórios mais utilizados foram válvulas de seccionamento (51%), seguidas das válvulas de incêndio (46%) e por fim os fontanários (3%). As dificuldades surgidas foram a falta de projectos e a desactualização dos existentes. Os problemas em campo deveram-se à dificuldade de localização das válvulas de seccionamento, câmaras de visita, difícil acesso e localização das válvulas de descarga e má sinalização das bocas-de-incêndio. Assim, é fundamental que no futuro haja a preocupação de proceder periodicamente à actualização deste cadastro, pois de nada servirá se não for actualizado, podendo cair-se numa situação pior que a anterior, já que a sua desactualização pode provocar erros graves na tomada de decisão.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20137TFCER.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/747
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Rural

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_SAR_CAR.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.