Título: Estudo comparativo de três tipos de tecnologias de tratamento de águas residuais urbanas
Autor: Cabral, Gonçalo André de Campos Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Carreiro, Filipe Alberto Marques da Silva
Palavras-chave: ETAR
Água residual
Data: 2002
Editora: IPCB. ESA
Citação: CABRAL, Gonçalo André de Campos Costa (2002) - Estudo comparativo de três tipos de tecnologias de tratamento de águas residuais urbanas. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Rural e Ambiente.
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido na Câmara Municipal da Mealhada, pretende avaliar as três tecnologias de Tratamento de Águas Residuais Urbanas existentes no Município: Leitos Percoladores, Lagunagem e Lagoas de Macrófitas. Para tal, fez-se a descrição e análise do funcionamento de cada uma das ETAR (através da observação da evolução dos parâmetros C805, CQO e SST), resultantes das análises ao longo de cinco meses, de Maio a Setembro de 2002. A maior eficiência média de remoção de CBO5 verificou-se na ETAR de Grada (Lagoas de Macrófitas) com o valor de 85,2% e com valores médios de efluente de 47,2 mg 02/L. O parâmetro CQO, apresentou uma maior eficiência de remoção na ETAR de Grada (Lagoas de Macrófitas) com 81,2% e apresentou os valores médios de efluente mais baixos na ETAR da Mealhada (Leitos Percoladores) com 152 mg 02/L. O parâmetro SST, apresentou uma maior eficiência de remoção na ETAR de Grada (Lagoa de Macrófitas) e apresentou também os valores médios de carga mais baixos nesta ETAR, com valores de média de eficiência de remoção de 79% e com valores de carga médios de efluente de 40,6 mg O2/L. Os valores medidos à saída das respectivas ETAR, para os parâmetros de CBO5, CQO e SST, verificamos que cumprem os valores legais em vigor (Decreto-lei n.° 152/97 de 19 de Junho). Em relação aos valores mínimos de redução, estes também são cumpridos legalmente para as três ETAR.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Rural e Ambiente apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23429TFCERA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/744
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Rural e Ambiente

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_GON_CAB.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.