Título: Estudo hidrológico da drenagem subterrânea da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira
Autor: Ferreira, Jorge Manuel da Rocha
metadata.dc.contributor.advisor: Barbosa, Oscar
Castanheira, Paulo Jorge Norte
Data: 2002
Editora: IPCB. ESA
Citação: FERREIRA, Jorge Manuel da Rocha (2002) - Estudo hidrológico da drenagem subterrânea da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Rural e Ambiente.
Resumo: No presente trabalho é feita a análise dos elementos hidrolôgicos dos solos da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, e a caracterização do seu actual sistema de drenagem subterrânea. É verificada a aderência dos parâmetros do projecto da drenagem subterrânea à realidade de funcionamento do sistema instalado. É feita a comparação dos valores de condutividade hidráulica saturada (Ks) utilizados em projecto, com os valores determinados a partir dos dados recolhidos no ensaio de campo, pela aplicação directa da fórmula de Hooghoudt, expressando Ks em função de todas as outras variáveis, utilizando um procedimento proposto por Ritzema (1994). São determinados, com base nos dados recolhidos no ensaio de campo, os hidrogramas do dreno. Foram obtidos valores de condutividade hidráulica entre 0,0637 a 0,0712 m/dia acima do nível dos drenos e 0,00 a 0,0067 m/dia abaixo do nível dos drenos, valores relativamente menores que os determinados na década de 70 (0,5 m/dia até 2 m de profundidade). É ainda feita a verificação analítica da evolução da superfície freática num momento de recessão, aplicando o método combinado, proposto por Fipps (1988) e Fipps e Skaggs (1991). Verifica-se que o método combinado resultou melhor na previsão da elevação da superfície freática a meia distância dos drenos, h, do que na previsão da elevação da superfície freática acima do dreno, he. Tal situação pode ficar-se a dever ao facto da equação do fluxo radial proposta por Fipps (1988) e por Fipps e Skaggs (1991), se mostrar, de certa forma, inadequada para exprimir a variação de he.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Rural e Ambiente apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23539TFCERA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/743
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Rural e Ambiente

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_JOR_FER.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.