Título: Caracterização, análise e acompanhamento da execução de um regadio tradicional em Videmonte
Autor: Gomes, Sylvie Fonseca
metadata.dc.contributor.advisor: Moradias, Paulo Alexandre Martins
Frazão, Francisco de Noronha Galvão Franco
Silva, Ana Margarida de Sousa Marques da
Palavras-chave: Regadios
Água
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: GOMES, Sylvie Fonseca (2007) - Caracterização, análise e acompanhamento da execução de um regadio tradicional em Videmonte. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Opção Rural
Resumo: Neste trabalho, pretende-se analisar a implementação e execução de uma obra de reabilitação de um regadio tradicional situado em Videmonte, distrito da Guarda, bem como, soluções alternativas a este tipo de projectos e também proceder a uma análise dos potenciais impactos provocados por este tipo de empreendimentos. O regadio tradicional de Videmonte constitui uma forma de regadio local e comunitário, beneficiando uma área de 73 hectares. Atendendo que a população de Videmonte na sua maioria se dedica á agricultura, sendo a sua principal fonte de riqueza e dada a área de rega e o número de regantes, entendeu-se ser necessário a execução e melhoramento das duas levadas existentes aproveitando e gerindo melhor os recursos hidrológicos das suas nascentes. Este trabalho baseou-se no acompanhamento das obras, que foi efectuado através de visitas regulares ao local. Pretendeu-se com este trabalho adquirir uma mais profunda familiarização com o tema, bem como entender quais os passos que são necessários seguir quando se tem como objectivo a construção de uma infra-estrutura deste tipo.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Opção Rural apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25623TFCERA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/742
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Opção Rural

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_SYL_FON.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.