Título: Monitorização de emissões gasosas em fonte fixa: determinação da concentração mássica de compostos orgânicos expressos em carbono total (USEPA-MÉTHOD 25A)
Autor: Matos, André Balhau de
metadata.dc.contributor.advisor: Barra, Miguel
Nunes, José
Palavras-chave: CCV
EPA
Monitorização
Poluição atmosférica
Efluentes gasosos
Data: 2006
Editora: IPCB. ESA
Citação: MATOS, André Balhau de (2006) - Monitorização de emissões gasosas em fonte fixa: determinação da concentração mássica de compostos orgânicos expressos em carbono total (USEPA-MÉTHOD 25A). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia dos Recusos Naturais e Ambiente.
Resumo: O presente trabalho enquadra-se na temática da poluição atmosférica nomeadamente na aplicação de ensaios para determinação da concentração de COV’S em fonte fixa, pelo método EPA 25A, na Empresa PEP (Pioneer Electronics Portugal). Este trabalho foi efectuado com o apoio da empresa Enviro, que está acreditada pelo IPQ para a realização deste tipo de ensaios. Numa primeira fase deste estudo, é abordada a problemática da poluição do ar exterior, no que respeita aos seus principais poluentes e consequentes causas e efeitos no meio e no Homem. A segunda fase e, principal objectivo deste trabalho foi a monitorização dos efluentes gasosos gerados pela PEP, no que respeita á concentração de COV’S, através da realização de ensaios acreditados, por forma a comparar os valores obtidas com a legislação em vigor. Dos resultados obtidos, foi possível aferir que as concentrações de COV’S na sua generalidade têm vindo a diminuir ao longo dos anos, resultado dos avanços tecnológicos e da consciencialização ambiental, de forma que apenas uma fonte das 11 analisadas não se encontrava conforme. Esta ocorrência justifica-se pelo processo de produção inerente á fonte e solventes utilizados.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais e Ambiente apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25423TFCRNA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/741
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais e Ambiente

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_AND_MAT.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.