Título: Estudo do comportamento agronómico de algumas linhas de grão de bico Cicer arietinum na região de Castelo Branco
Autor: Silvestre, Óscar de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Carlos Manuel Gaspar dos
Data: 1993
Editora: IPCB. ESA
Citação: SILVESTRE, Óscar de Oliveira (1993) - Estudo do comportamento agronómico de algumas linhas de grão de bico Cicer arietinum na região de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: Procedemos a um ensaio de adaptação agronómico na Região de Castelo Branco (Qtª da Srª de Mércules, Escola Superior Agrária de Castelo Branco), de 12 cultivares de Grão de Bico (Cicer Arietinum L.) em 1991/92 como cultura Outono / Inverno. Apresentamos neste trabalho uma breve referência à origem e História do cultivo, potencialidades do Grão de Bico em cultura Outono / Inverno, melhoramento genético, características morfológicas e inserção na cultura. As 12 colecções diferentes de Grão de Bico cultivadas foram enviadas pela Estação Nacional de Melhoramento de Plantas de Elvas; utilizou-se o delineamento estatístico de blocos casualizados com 3 repetições. Analisamos e comparamos neste trabalho vários parâmetros, dos quais salientamos: datas de floração, emergência, floração maturação, povoamentos, altura, acama vigor, resistência a pragas e doenças, rendimento e produção, entre outros. Concluímos que entre as 12 cultivares as principais diferenças manifestaram-se entre os dois tipos de Grão, Kabuli e Desi, sendo a modalidade CHK 827 aquela que apresentou os valores médios mais elevados.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13358TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/732
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_OSC_SIL.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.