Estudo do comportamento agronómico de algumas linhas de grão de bico Cicer arietinum na região de Castelo Branco
Ficheiros
Data
1993
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
Procedemos a um ensaio de adaptação agronómico na Região de Castelo Branco (Qtª da Srª de Mércules, Escola Superior Agrária de Castelo Branco), de 12 cultivares de Grão de Bico (Cicer Arietinum L.) em 1991/92 como cultura Outono / Inverno.
Apresentamos neste trabalho uma breve referência à origem e História do cultivo, potencialidades do Grão de Bico em cultura Outono / Inverno, melhoramento genético, características morfológicas e inserção na cultura.
As 12 colecções diferentes de Grão de Bico cultivadas foram enviadas pela Estação Nacional de Melhoramento de Plantas de Elvas; utilizou-se o delineamento estatístico de blocos casualizados com 3 repetições.
Analisamos e comparamos neste trabalho vários parâmetros, dos quais salientamos: datas de floração, emergência, floração maturação, povoamentos, altura, acama vigor, resistência a pragas e doenças, rendimento e produção, entre outros.
Concluímos que entre as 12 cultivares as principais diferenças manifestaram-se entre os dois tipos de Grão, Kabuli e Desi, sendo a modalidade CHK 827 aquela que apresentou os valores médios mais elevados.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13358TFCPAG.
Palavras-chave
Citação
SILVESTRE, Óscar de Oliveira (1993) - Estudo do comportamento agronómico de algumas linhas de grão de bico Cicer arietinum na região de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.