Título: Caracterização e optimização de sistemas de tratamento de águas residuais por leitos de macrófitas, no Distrito de Castelo Branco
Autor: Cabral, Ulisses Manuel Cunha
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Nelson Manuel Lopes Pereira da
Costa, João Santos
Fernandez, Paulo Alexandre Justo
Palavras-chave: Águas residuais
Distrito de Castelo Branco
Fito-ETAR’s
Leito de macrófitas
Data: 2004
Editora: IPCB. ESA
Citação: CABRAL, Ulisses Manuel Cunha (2004) - Caracterização e optimização de sistemas de tratamento de águas residuais por leitos de macrófitas, no Distrito de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: As Fito-ETAR’s são lagoas onde as águas residuais são tratadas por processos naturais através do uso de plantas aquáticas (macrófitas). As plantas desempenham um papel eficaz no tratamento secundário dos efluentes, pelo facto de disporem de uma capacidade de criar, na zona das raízes e rizomas, um meio rico em oxigénio, onde se geram condições de oxidação que estimulam a decomposição aeróbia da matéria orgânica e o desenvolvimento de bactérias vitrificantes. No âmbito de um estudo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) foi efectuado um levantamento das Fito-ETARs em funcionamento, em construção e em projecto no Distrito de Castelo Branco. Para as Fito-ETAR’s em funcionamento foi efectuado uma monitorização mensal, para avaliar a sua eficiência no tratamento de águas residuais domésticas. A avaliação dessas estações (S. Martinho, Sobral de S. Miguel, Cortes do Meio, Erada, Penedo e Estalagem do Vale da Ursa) integrou a recolha e análises de amostras de água à entrada da Fito-ETAR, à saída do tratamento primário e à saída da lagoa, durante o período de Abril a Novembro de 2004. As Fito-ETAR’s analisadas possuem eficiências médias de remoção, ao nível de alguns parâmetros como a CQO, CBO5 e os SST, contudo nos parâmetros Azoto e Fósforo apresentaram taxas de remoção negativas, não cumprindo a legislação em vigor. Para a resolução deste problema e de outros encontrados nas Fito-ETAR’s estudadas, foram propostas algumas soluções para optimização desta tecnologia.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24832TFCRNA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/726
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ULI_CAB.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.