Avaliação da qualidade das águas superficiais do concelho do Fundão
Ficheiros
Data
2004
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
O estudo realizado às águas superficiais do concelho do Fundão, decorreu entre Junho a Novembro. A escala temporal em que o estudo decorreu, permitiu entender o comportamento das linhas de água em função da carga poluente que cada uma acarreta.
O facto do concelho do Fundão ter características montanhosas, faz com que exista uma rede complexa de linhas de água, factor este, que determina a impossibilidade de se realizar um estudo aprofundado em todas a linhas de água. Deste modo, realizou-se a cartografia digitalizada de toda a área em estudo, para se proceder a uma análise estratégica de quais os melhores pontos de amostragem a efectuar, procedendo-se à análise físico-química e microbiológica.
Comparando os resultados obtidos nas análises, verificou-se que para os parâmetros estudados, a qualidade das águas superficiais considera-se aceitável, pois o grau de poluição na generalidade não é elevado, embora seja necessário intervir para preservar a qualidade das mesmas.
Descrição
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24831TFCRNA.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24831TFCRNA.
Palavras-chave
Águas superficiais , Decreto-Lei n° 236/98 , Efluentes domésticos , Fundão , Poluição hídrica
Citação
ANTUNES, Rui Alexandre Gouveia (2004) - Avaliação da qualidade das águas superficiais do concelho do Fundão. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.