Título: A importância dos sobreiros e montados de sobro no Parque Natural da Serra de São Mamede : contributo para o seu ordenamento
Autor: Delgado, Marta Sofia Ferreira Guerra
metadata.dc.contributor.advisor: Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro
Palavras-chave: Montado de sobro
Ordenamento
Data: 1997
Editora: IPCB. ESA
Citação: DELGADO, Marta Sofia Ferreira Guerra (1997) - A importância dos sobreiros e montados de sobro no Parque Natural da Serra de São Mamede : contributo para o seu ordenamento. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: Com o objectivo de caracterizar a actuai situação dos sobreirais e montados de sobro do Parque Natural da Sena de São Mamede implantaram-se 20 parcelas segundo um esquema de amostragem sistemático onde foram recolhidos dados referentes a um total de 473 árvores. Realizou-se a caracterização dendrométrica das árvores de cada parcela através do cálculo das seguintes variáveis: número de árvores por hectare (N), área basal em m2/ha (G). área seccional média das árvores de cada parcela em m2 (AM), perímetro altura do peito médio das árvores de cada parcela em m (PAPm), perímetro ao nível do solo médio das árvores de cada parcela em m Psolom), altura total média das árvores de cada parcela em m (Htotm), altura do fuste médio das árvores de cada parcela em m (Hfustem), número de pernadas médio das árvores de cada parcela (Npernm), diâmetro da copa médio das árvores de cada parcela em m (DCPm), densidade do coberto da parcela (Dens.cob). Foram recolhidos dados sobre o tipo e percentagem de vegetação arbustiva no coberto, para efeito da caracterização florística do subcoberto destes sobreirais e montados. Da análise dos dados resultou uma caracterização qualitativa dos locais de implantação das parcelas, seguida da caracterização do subcoberto arbustivo, onde foi possível observar quais as espécies com maior representação. Da caracterização dendrométrica das parcelas foi possível observar os valores mínimos, máximos e médios dos parâmetros calculados nas parcelas, obter valores indicativos da densidade e estado de desenvolvimento destes povoamentos. Foi possível verificar que nos sobreirais o número de arv./ha era mais elevado do que nos montados, observando-se o oposto quanto às dimensões das árvores que os constituíam. É de referir que apenas 45% das parcelas apresentam densidades próximas do óptimo, que segundo NATIVIDADE (1950) é de 60%, e ainda que cerca de 60% possui uma regeneração nula ou quase inexistente. Nesse sentido as medidas de ordenamento propostas visam promover uma exploração mais racional de forma a tentar assegurar a perpetuação destes povoamentos de sobro, designadamente na maior adequação das técnicas de exploração dos povoamentos tentando assegurar a cobertura óptima quer pelo aproveitamento da regeneração natural existente ou pela sementeira e/ou plantação e ainda o fomento de actividades de exploração complementares com vista ao uso múltiplo, como a sílvopastorícia e a cinegética.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18880TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/721
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_MAR_DEL.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.