Título: Projecto de limpeza e regularização de leito e margens do rio Certima e dois troços - (Mealhada e Curia)
Autor: Magalhães, João José Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro
Palavras-chave: Rio
Impacte ambiental
Métodos biofísicos
Recuperação biológica
Data: 1998
Editora: IPCB. ESA
Citação: MAGALHÃES, João José Ribeiro (1998) - Projecto de limpeza e regularização de leito e margens do rio Certima e dois troços - (Mealhada e Curia) Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: O presente trabalho teve como objectivo base a limpeza, Regularização e Recuperação física e biológica de dois troços do Rio Certima. Este projecto foi realizado de uma forma sequencial de modo a conseguir enquadrar todas as variáveis e problemas ocorrentes, elegendo após análise, as metodologias a empregar que melhor se adaptam na solução dos desequilíbrios detectados e à especificidade da área de estudo. Numa primeira fase do trabalho procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica que incidiu sobretudo no estudo das principais características funcionais e ecológicas das linhas de água e nos impactes negativos que as actividades Humanas exercem sobre as mesmas. Foi igualmente realizada uma pesquisa dos métodos Biofísicos de Reabilitação de linhas de água existentes, com melhores probabilidades de serem implantados com sucesso neste projecto. A fase seguinte deste trabalho visou a caracterização das áreas de intervenção. Com os dados dos PDM de Anadia e Mealhada, obteve-se o retrato Biofísico geral de toda a área envolvente ao Certima. Estes dados foram complementados com outros resultantes do levantamento topográfico efectuado nos dois troços que permitiu não só estudar a configuração do terreno mas também possibilitou uma caracterização detalhada do coberto vegetal. A partir da análise dos dados recolhidos foram propostas intervenções nos troços estudados designadamente a limpeza e desmatação parcial do troço 1 da Mealhada, bem como o desassoreamento do leito e reconstrução física e repovoamento vegetal das margens do troço 2 da Curia. Foi desta forma elaborada uma proposta de intervenção, onde figuram as operações e metodologias mais adequadas para a resolução das disfunções detectadas. Este projecto é a prova palpável de que os cursos de água são recursos importantíssimos que devem ser preservados ou em último recurso reabilitados, tendo sido provado que os métodos biofísicos não só são mais baratos, como tão ou mais eficazes que os métodos tradicionais, uma vez que se adequam melhor à complexidade ecológica e funcional do biótopo que é a linha de água.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18478TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/715
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_JOA_MAG.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.