Título: Aplicação do SIG na elaboração de cartas de aptidão aplicadas ao planeamento de exploração de mármores
Autor: Cruz, Cecília Maria da Silva Aguilar
metadata.dc.contributor.advisor: Barata, Teresa
Palavras-chave: SIG
Rocha ornamental
Exploração
Mármore
Data: 1998
Editora: IPCB. ESA
Citação: CRUZ, Cecília Maria da Silva Aguilar (1998) - Aplicação do SIG na elaboração de cartas de aptidão aplicadas ao planeamento de exploração de mármores. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: Neste trabalho, propõe-se uma metodologia para a realização do planeamento de exploração de rochas ornamentais (mármores), utilizando um Sistema de Informação (Geográfica (SIG), IDRISI para Windows 95. Foram analisados diferentes mapas calculados para a definição de distâncias e custos, tendo como ponto de partida a localização geográfica da exploração e os acidentes geológicos condicionantes das mesmas. Deste modo é possível definir um zonamento de maior ou menor favorabilidade tendo em vista a rentabilidade da pedreira. A vantagem de utilização de um Sistema de Informação Geográfica é o facto de em qualquer altura do trabalho de planeamento da exploração se poderem introduzir novos dados, assim que eles forem surgindo sem problema de alterar os já existentes e permitindo a intersecção e ou reunião final de toda a informação relevante para o objectivo proposto no estudo.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18437TFCERNA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/714
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_CEC_CRU.pdf965,56 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.