Estudo da desidade relativa das populações de coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) no Parque Natural da Serra de S. Mamede
Ficheiros
Data
1997
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
Pretende-se com este trabalho obter dados que permitam evidenciar quais os parâmetros ecológicos que determinam a abundância do coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) no Parque Natural da Serra de S.Mamede. A abundância das populações foram determinados através da contagem de vestígios de presença (excrementos dispersos, latrinas e escavadelas).
A partir da agregação dos dados obtidos por estes indícios de presença, recorrendo á análise de componentes principais, criou-se um índice de densidade relativa.
Verificou-se que a densidade das populações de coelho-bravo era significativamente mais reduzida em áreas florestais relativamente a áreas abertas e zonas predominantemente recobertas por matos. As zonas com valores de precipitação mais elevados apresentam uma densidade significativamente mais reduzida.
Como resultado final deste estudo apresentam-se sugestões que poderão contribuir para a gestão das populações e ordenamento do habitat de forma a que se possa incrementar a densidade desta espécie.
Descrição
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17895TFCORN.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17895TFCORN.
Palavras-chave
Coelho , Oryctolagus cuniculus
Citação
BOAVIDA, Teresa Maria Ferreira de Almeida (1997) - Estudo da desidade relativa das populações de coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) no Parque Natural da Serra de S. Mamede. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.