Título: Estudo da desidade relativa das populações de coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) no Parque Natural da Serra de S. Mamede
Autor: Boavida, Teresa Maria Ferreira de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Mira, Antóniio
Monteiro, Fernando José De Queirós Alves
Palavras-chave: Coelho
Oryctolagus cuniculus
Data: 1997
Editora: IPCB. ESA
Citação: BOAVIDA, Teresa Maria Ferreira de Almeida (1997) - Estudo da desidade relativa das populações de coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) no Parque Natural da Serra de S. Mamede. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: Pretende-se com este trabalho obter dados que permitam evidenciar quais os parâmetros ecológicos que determinam a abundância do coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) no Parque Natural da Serra de S.Mamede. A abundância das populações foram determinados através da contagem de vestígios de presença (excrementos dispersos, latrinas e escavadelas). A partir da agregação dos dados obtidos por estes indícios de presença, recorrendo á análise de componentes principais, criou-se um índice de densidade relativa. Verificou-se que a densidade das populações de coelho-bravo era significativamente mais reduzida em áreas florestais relativamente a áreas abertas e zonas predominantemente recobertas por matos. As zonas com valores de precipitação mais elevados apresentam uma densidade significativamente mais reduzida. Como resultado final deste estudo apresentam-se sugestões que poderão contribuir para a gestão das populações e ordenamento do habitat de forma a que se possa incrementar a densidade desta espécie.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17895TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/712
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_TER_BOA.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.