A importância dos sistemas agro-silvo-pastoris na conservação dos recursos naturais na região mediterrânica

Data

1997

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

IPCB. ESA

Resumo

Considera-se que a região mediterrânica, Portugal em particular e a região Alentejo de modo mais específico, corresponde à área de distribuição dos montados de sobro e azinho, e que são estes os ecossistemas agro-silvo-pastoris mais importantes do nosso país. É apresentado um conjunto de conceitos e noções directamente relacionados com a situação actual destes ecossistemas. Faz-se uma resenha da sua história e evolução, demonstrando-se a sua importância enquanto produtores de bens económicos (dos quais é apresentada uma lista), sociais e ambientais, com especial destaque para a sua função de protecção e conservação. É feita uma descrição da função de protecção e conservação dos montados em relação aos recursos naturais, destacando-se o solo, a água, a fauna e a flora. São propostas áreas de expansão baseadas no Ordenamento do Território em que a principal finalidade é a Conservação da Natureza, aliada ao combate da desertificação.

Descrição

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17949TFCORN.

Palavras-chave

Região Alentejo , Montados de sobro e azinho , Ecossistemas agro-silvo-pastoris , Bens económicos , Bens sociais , Bens ambientais , Função de protecção , Conservação , Recursos naturais , Solos , Água , Fauna , Flora , Desertificação

Citação

TANGANHO, Helena de Fátima Cebola (1997) - A importância dos sistemas agro-silvo-pastoris na conservação dos recursos naturais na região mediterrânica. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.