Título: Estudo das incidências ambientais da instalação do pólo universitário 2 da Universidade Técnica de Lisboa no Parque Florestal de Monsanto
Autor: Raposo, Nzinga Kikuvu Quaresma
metadata.dc.contributor.advisor: Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro
Cruz, Souto
Palavras-chave: Impacto ambiental
Data: 1997
Editora: IPCB. ESA
Citação: RAPOSO, Nzinga Kikuvu Quaresma (1997) - Estudo das incidências ambientais da instalação do pólo universitário 2 da Universidade Técnica de Lisboa no Parque Florestal de Monsanto. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: Este trabalho é um estudo parcelar das incidências ambientais que irão ocorrer no Parque Florestal de Monsanto, nomeadamente na parte Sul do Parque, terrenos do Parque Florestal de Monsanto excluídos do Regime Florestal para a implementação do Pólo Universitário 2 da Universidade Técnica de Lisboa. É também a primeira tentativa de caracterização dos impactes ambientais que far-se-ão sentir com a execução do projecto, para que se possam basear neste trabalho em tomada de medidas para a preservação do ambiente. Começou-se por fazer uma revisão do estado actual dos conhecimentos, Como primeira fase de estudo procurou-se conhecer o local, em termos mais gerais procedendo-se a uma caracterização da situação de referência. Analisou-se o projecto de execução para poder fazer a sua descrição. Aprofundou-se o conhecimento do local e das características dos parâmetros ambientais. Fez-se o levantamento da vegetação existente, através de fotointerpretação complementada com deslocações ao terreno. Efectuou-se igualmente um levantamento da fauna ocorrente. Posteriormente identificaram-se os impactes que poderão ocorrer para os parâmetros ambientais abrangidos pelo estudo, elaborando para tal uma matriz global de impactes de forma a caracterizá-los quanto à sua magnitude, importância, duração, certeza, reversibilidade, etc. Após a identificação e caracterização dos impactes, traçou-se um conjunto de medidas de minimização destes, de modo a reduzir as suas consequências sobre o ambiente.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17930TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/709
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_NZI_RAP.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.