Título: Cuidados de enfermagem veterinária em animais exóticos
Autor: Ambrósio, Susana Isabel Martins Leitão de Matos
metadata.dc.contributor.advisor: Mota, Ana Bela da Conceição Neto
Matos, Ana Cristina Outeiro Correia de
Palavras-chave: Animais exóticos
Cateterização
Enfermagem veterinária
Fluidoterapia
Data: 2013
Editora: IPCB. ESA
Citação: AMBRÓSIO, Susana Isabel Martins Leitão de Matos (2013) - Cuidados de enfermagem veterinária em animais exóticos. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Resumo: O presente relatório de fim de curso é resultado do estágio curricular realizado na Clínica Veterinária Patas e Penas. O estágio decorreu de 2 de maio de 2013 a 30 de agosto de 2013. Este relatório encontra-se dividido em três partes, sendo que na primeira parte é enunciada a casuística acompanhada, por área de intervenção e por espécie animal. Na segunda, são descritos os principais cuidados de enfermagem em animais exóticos e para finalizar, na última parte deste trabalho, são apresentados alguns casos clínicos em animais exóticos, que foram acompanhados durante o período de estágio. Tendo aumentado a popularidade do animal exótico e tendo particularidades anatomo-fisiológicas diferentes do cão e gato, é efetuada uma breve caracterização de cada espécie e das práticas fundamentais ao bom desempenho de um Enfermeiro Veterinário, como conhecimentos de contenção, nutrição, imagiologia, anestesiologia, entre outras. Cabe ao Enfermeiro Veterinário durante a visita do animal à clínica, aconselhar e ajustar as medidas de maneio aplicadas pelos proprietários, promovendo a saúde dos seus animais.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Enfermagem Veterinária.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27760TFCEV.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/707
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Enfermagem Veterinária

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_SUS_AMB.pdf137,87 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.