Título: Avaliação da remoção de carga orgânica afluente à ETAR da Queijaria da Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa
Autor: Serrano, Marisa Isabel Andrade
metadata.dc.contributor.advisor: Dinis, Patrícia
Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Palavras-chave: ETAR
Efluente de queijaria
Tratamento de efluente
Data: 2010
Editora: IPCB. ESA
Citação: SERRANO, Marisa Isabel Andrade (2010) - Avaliação da remoção de carga orgânica afluente à ETAR da Queijaria da Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica Alimentar.
Resumo: Com o presente trabalho pretendeu-se caracterizar as águas residuais produzidas pela Queijaria da Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa, bem como avaliar a eficiência da respectiva ETAR. Pretendeu-se ainda avaliar o efeito da aplicação do produto LAT- ENZIM-X sobre a remoção da carga orgânica afluente à ETAR. Assim procedeu-se à recolha de amostras semanais à entrada e à saída da ETAR, antes e após o início do novo tratamento, durante um período de três meses (Julho a Setembro). Em relação ao efluente bruto, os resultados obtidos mostram que se trata de um efluente com elevada carga orgânica, apresentando elevadas concentrações de CQO e CBO5. Em relação ao efluente tratado, os resultados obtidos mostram que a aplicação do produto LAT-ENZIM-X se traduziu numa redução em quase todos os parâmetros analisados. Contudo, verificou-se que esta melhoria não foi suficiente, para a maioria dos parâmetros analisados, para cumprir o estipulado nas normas de descarga nos colectores municipais, estabelecidas pela empresa Águas do Centro e a ETAR Municipal. Assim, em termos gerais, observou-se que a eficiência da ETAR, foi relativamente baixa quer antes quer após a alteração do tratamento. Deste modo, torna-se essencial encontrar um processo de tratamento que permita não só diminuir a carga orgânica afluente, bem como melhorar a separação de óleos e gorduras, de forma a garantir uma maior eficácia do tratamento biológico instalado na ETAR. Em relação ao produto utilizado seria importante ensaiar doses diferentes do produto afim de verificar o efeito dessa variação nas taxas de remoção da carga orgânica e proceder a outros ensaios alternativos, nomeadamente de coagulação-floculação, de forma a estudar a acção de alguns coagulantes sobre a remoção dos principais poluentes presentes neste tipo de efluente.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26904TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/70
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_MAR_SER.pdf158,72 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.