Título: Cuidados de enfermagem pré-cirúrgicos em animais de companhia
Autor: Mendes, Rui Manuel Antunes
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Palavras-chave: Esterilização
Pré-Cirúrgico
Cirurgia
Assepsia
Data: 2013
Editora: IPCB. ESA
Citação: MENDES, Rui Manuel Antunes (2013) - Cuidados de enfermagem pré-cirúrgicos em animais de companhia. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Resumo: relação aos cuidados pré-cirúrgicos a dispensar aos animais de companhia para que a cirurgia e o pós-cirúrgico corram da melhor forma, e assim levar à recuperação do animal. Durante a realização deste estágio no HVFF FozCanis foi possível trabalhar nas diferentes áreas do Hospital Veterinário, desde a recepção, consultas, UCI/internamento, métodos complementares de diagnóstico, análises clínicas e cirurgia. A componente pré-cirúrgica é abordada com maior relevância ao longo deste relatório, envolvendo as manobras gerais como a preparação do local da cirurgia, esterilização do material cirúrgico, colheita de material para exames laboratoriais, necessidade de jejum, preparação do campo operatório, aplicação de soro, contenção do paciente, pré-anestesia, tricotomia do campo cirúrgico, posicionamento na mesa e assepsia. São apresentados 3 casos clínicos acompanhados pelo estagiário: um canídeo vítima de agressão por parte de outro cão (fracturas de diversas costelas, luxação coxo-femural direita e enfisema subcutâneo generalizado), uma cadela com dificuldades no parto e uma gata com tumor mamário.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Enfermagem Veterinária.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27656TFCEV.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/699
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Enfermagem Veterinária

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_RUI_MEN.pdf199,93 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.