Título: Modificação da proteína e proteólise em presunto curado
Autor: Bianchi, Tiago Luís Cardoso Ferreira Pinhanços de
metadata.dc.contributor.advisor: Hortós Bahí, Maria
Henriques, Luís Fernando Regalheiro
Palavras-chave: Proteólise
Presunto curado
Bradford
Sephadex
Proteómica
Data: 2009
Editora: IPCB. ESA
Citação: BIANCHI, Tiago Luís Cardoso Ferreira Pinhanços de (2009) - Modificação da proteína e proteólise em presunto curado. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O presunto curado é um produto cárneo cujo processo de produção consta de quatro fases: selecção da matéria-prima, salga, repouso ou pós-salga e cura. A qualidade do produto final é influenciada por diversos factores, nomeadamente as modificações sofridas pelas proteínas musculares, por acção de proteases como as calpaínas e as catepsinas. Dois dos principais defeitos de textura em presuntos curados, associados a uma elevada proteólise, são a adesividade e a pastosidade. O presente trabalho propõe o estudo da influência das modificações das proteínas e da proteólise nos mecanismos de desenvolvimento de texturas defeituosas no presunto curado. Para tal utilizam-se procedimentos de quantificação proteica, como o método de Bradford, e de purificação das amostras, como o fraccionamento em colunas Sephadex (G-50 e G-75). Estes procedimentos constituem apenas etapas preliminares da realização de técnicas de proteómica, como a electroforese (SDS¬PAGE) e a cromatografia (HPLC), que conduzem a uma elevada resolução e identificação das proteínas.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26469TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/679
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_TIA_BIA.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.