Título: Contribuição para a implementação do plano HACCP em salsicharias tradicionais
Autor: Pereira, Paula Cristina Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor: Tendinha, Isabel Maria Viseu Fernandes
Martins, João
Palavras-chave: Enchidos
Plano HACCP
Pré-requisitos
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: PEREIRA, Paula Cristina Fernandes (2008) - Contribuição para a implementação do plano HACCP em salsicharias tradicionais. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O sistema HACCP baseia-se num conjunto de medidas que visam assegurar boas condições de higiene, tendo em vista alimentos mais seguros para os consumidores. É um sistema preventivo, que se baseia numa abordagem sistemática e estruturada de identificação dos diferentes perigos existentes em cada etapa do processamento e medidas para o seu controlo. Para que o sistema HACCP seja eficaz, devem ser previamente implementados os pré-requisitos. Estes não estão directamente relacionados com o processo de fabrico mas podem influenciar decisivamente a probabilidade de ocorrência de perigos para a segurança alimentar. Este trabalho consistiu na implementação do sistema HACCP em duas salsicharias tradicionais. A aplicação deste sistema foi complexa e morosa devido à falta de legislação mais específica para este sector. Foi elaborado o plano HACCP para o chouriço de carne e para a morcela de arroz. Para conhecer o funcionamento e processo dos enchidos foram efectuadas várias visitas às unidades fabris. Foi possível verificar que tanto o processo de fabrico como os ingredientes e condimentos utilizados variam entre as salsicharias mas os perigos identificados são semelhantes. Com a realização deste trabalho foi possível concluir que a segurança do processo está essencialmente no controlo das temperaturas, no controlo das matérias-primas e nas correctas práticas de manipulação e fabrico.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26058TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/675
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RE_TFC_PAU_PER.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.