Título: Identificação e caracterização de Lactobacillus spp.
Autor: Pereira, João José Popo Lopo Antunes
metadata.dc.contributor.advisor: Pintado, Cristina Maria Baptista Santos
Domingues, Fernanda da Conceição
Palavras-chave: Lactobacillus
Ácido láctico
Peróxido de hidrogénio
Hidrofobicidade
Biofilme
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: PEREIRA, João José Popo Lopo Antunes (2008) - Identificação e caracterização de Lactobacillus spp. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Os Lactabacilius spp. constituem um grupo importante de bactérias ácido lácticas, estando amplamente difundidos na natureza. Muitas espécies têm aplicações na indústria de alimentos, quer como iniciadores de fermentação quer na manutenção da qualidade dos produtos lácteos processados. Os Lactobacillus spp. são ainda descritos, de acordo com a sua importância na saúde humana, como fazendo parte da flora gastrointestinal endógena e actuando como regulador do ecossistema vaginal da mulher em idade reprodutora. Este trabalho teve como objectivo a caracterização de quatro estirpes de Lactobacillus de colecção ATCC, nomeadamente, Lactobacillus gasseri ATCC 19992, Lactobacillus casei ATCC 393, Lactobacillus acidophi/us ATCC 4356 e Lactobacillus plantarum ATCC 8014. A caracterização das culturas foi realizada de acordo com as características de Lactobacillus presentes no Bergey’s Manual of Systematic Bacteriology como a morfologia, coloração de Gram e fermentação dos diferentes açúcares. Com o objectivo de caracterizar as estirpes de Lactobacilos mencionadas, foram aplicadas algumas técnicas, nomeadamente a avaliação da capacidade de produzirem ácido láctico através de uma titulação, peróxido de hidrogénio por um método colorimétrico, a capacidade de adesão a hidrocarbonetos, calculando o índice de hidrofobicidade, a produção de biofilme e ainda foi quantificada a resistência dos Lactobacilos a um antibiótico, a ulifloxacina determinando a Concentração Mínima Inibitória (CMI). De acordo com os resultados obtidos ao longo deste trabalho, pode-se constatar que as estirpes de Lactobacillus casei e Lactobacillus plantarum foram as que produziram maior quantidade biomassa, logo obtiveram os melhores resultados na produção de ácido láctico e na capacidade de formar biofilme. As estirpes Lactobacllus gasseri e Lactobacillus acidophilus possuem maior probabilidade de adesão devido à sua maior hidrofobicidade. Neste estudo e segundo o método utilizado, nenhuma das estirpes demonstrou capacidade para produzirem peróxido de hidrogénio. Ficou também demonstrado, que as estirpes de Lactobacilos utilizadas são resistentes ao antibiótico utilizado neste estudo.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26076TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/672
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_JO_PER.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.