Título: Controlo microbiológico dos procedimentos de higiene enquadrados nos pré-requisitos de um sistema HACCP em adega
Autor: Hipólito, José Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Manuel Malfeito
Luz, João Pedro Martins da
Palavras-chave: Leveduras de alteração
Vinho
Procedimentos de higiene
Qualidade
Brettano myces/Dekkera spp.
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: HIPÓLITO, José Dias (2008) - Controlo microbiológico dos procedimentos de higiene enquadrados nos pré-requisitos de um sistema HACCP em adega. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O presente trabalho resulta de um estágio na adega da Sociedade Agrícola D. Diniz onde, em parceria com o Laboratório do Instituto Superior de Agronomia, se realizou um controlo microbiológico dos procedimentos de higiene enquadrados nos pré-requisitos de um sistema de HACCP em adega. Os equipamentos rastreados no estudo pertencem às áreas de envelhecimento e enchimento da adega, tendo sido avaliada a eficiência dos procedimentos de higiene antes e depois dos equipamentos serem higienizados pelo cálculo da variação de leveduras existentes em pontos específicos dos vários materiais. A microflora da adega era composta por seis espécies de leveduras, não tendo sido detectada a presença de leveduras de alteração. Alguns dos procedimentos de higiene utilizados não foram eficientes, uma vez que em alguns casos, foi detectada uma maior presença de leveduras depois da higienização, apesar da adega se encontrar em boas condições de higiene.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26036TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/669
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_JOS_HIP.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.