Segurança alimentar aplicada a uma gama de produtos de uma empresa de panificação e pastelaria
Ficheiros
Data
2008
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
O presente trabalho teve como principal objectivo dar continuidade ao processo de implementação do sistema de HACCP (Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controlo), a urna gama de produtos, de uma empresa do sector da panificação, a partir de massa crua refrigerada.
Procedeu-se, assim, à identificação dos pontos críticos de controlo (PCC’s), definindo-se os limites críticos e as metodologias de controlo, bem como as respectivas medidas correctivas.
Foram identificados oito PCC’s biológicos nas seguintes etapas: armazenamento de produtos refrigerados, preparação dos ingredientes, divisão da massa, deposição das peças em tabuleiros de plástico, armazenamento na câmara de refrigeração, expedição/carga, distribuição, entrega/descarga.
Durante a implementação do sistema HACCP, foram encontrados obstáculos, principalmente relacionados com o incumprimento dos pré-requisitos, o que pode comprometer a eficácia do sistema.
Descrição
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26051TFCEBA.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26051TFCEBA.
Palavras-chave
Segurança Alimentar , Sistema HACCP , Gama de produtos , Pão em massa crua refrigerada
Citação
GINJA, Cristiano Paulo Pascoal (2008) - Segurança alimentar aplicada a uma gama de produtos de uma empresa de panificação e pastelaria. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.