TSE e saúde pública

Data

2008

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

IPCB. ESA

Resumo

O consumo de carne bovina ganhou actualmente alguma da credibilidade perdida no “Boom da Doença das Vacas Loucas”, apesar dos índices de consumo em relação a outras carnes legalmente comercializáveis, serem ainda diminutos talvez por uma questão económica. Para prevenir situações de risco, testou-se em laboratórios, materiais susceptíveis de localizar o agente responsável pela doença em Bovinos e outras semelhantes em Ovinos e Caprinos. No LA-DRAPC, estas provas laboratoriais decorrem desde 2003 até á presente data. Foram então recolhidos e trabalhados os dados referentes ao diagnóstico efectuado na sala das TSE’s. Continua a existir a nível nacional um “handicap”, no saneamento - o acesso completo e ininterrupto do histórico de um animal, nomeadamente o movimento entre explorações, abate, diagnostico de rastreio, diagnostico confirmatório e medidas de actuação nas explorações, que são feitos por entidades sanitárias mas que parece não serem na totalidade um trabalho concluído. A prática de reunir informaticamente todos os dados de um animal, daria uma ideia da verdadeira globalização e explicaria certamente situações que presentemente parecem casuais. Um controle apertado nas “matanças caseiras”, de relevante interesse para o controlo de Saúde Animal e Pública, fazem parte das medidas de protecção ao consumidor, tais como as anteriormente referidas.

Descrição

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26034TFCEBA.

Palavras-chave

EET , EEB , Tremor Epizoótico , vDCJ , Prião

Citação

PINHEIRO, Maria Cristina Serejo de Moura (2008) - TSE e saúde pública. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.