Título: Maturação pós-colheita de novas variedades de cereja na Cova da Beira
Autor: Silva, Vanessa Salomé Fernandes da
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Maria de Lurdes Joanico Santiago de Carvalho Martins de
Palavras-chave: Tempo de prateleira
ERGER®
Parâmetros físico-químicos
Compostos fenólicos
Actividade antioxidante
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: SILVA, Vanessa Salomé Fernandes da (200) - Maturação pós-colheita de novas variedades de cereja na Cova da Beira. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O cultivo de cereja tem grande importância cultural na região da Cova da Beira sendo fonte de rendimento de muitas empresas familiares, com ou sem dedicação exclusiva. O presente trabalho avaliou a qualidade extrínseca e intrínseca de dez novas cultivares implantadas na região, e de outras duas tradicionais consideradas de referência (Burlat e Saco), analisando os aspectos físico-químicos fulcrais no desenvolvimento e maturação do fruto. Foram, assim, avaliados os parâmetros físico-químicos que mais directamente condicionam a qualidade do fruto, tais como a cor, o peso, o calibre, a dureza, o índice refractométrico (°Brix), acidez. pH, os compostos fenólicos totais e actividade antioxidante em algumas destas variedades. Os valores obtidos na presente campanha foram comparados com os valores registados em anos anteriores. De um modo geral, as variedades mostraram diferenças significativas entre si e quando comparada a mesma variedade com valores de anos anteriores também se verificaram diferenças significativas. O maior valor de peso médio foi e calibre foi registado na PrimeGiant que apresentou também os outros parâmetros de qualidade bastante satisfatórios. A Saco, apesar de não sobressair em termos de qualidade físico-química, contém o maior teor em compostos fenólicos e de actividade antioxidante, aspectos fundamentais em termos de nutrição. .
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26030TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/658
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RE_TFC_VAN_SIL.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.