Título: HACCP : aplicação prática numa indústria de padaria/pastelaria
Autor: Gonçalves, Marisa Raquel Miguel
metadata.dc.contributor.advisor: Henriques, Luís Fernando Regalheiro
Belo, Isabel
Palavras-chave: Empada de porco
Pastel de nata
Sistema HACCP
Pré-requisitos
Boas práticas de fabrico
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: GONÇALVES, Marisa Raquel Miguel (2008) - HACCP : aplicação prática numa indústria de padaria/pastelaria. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O presente trabalho apresenta os procedimentos de aplicação do sistema HACCP a dois produtos de pastelaria: a Empada de Porco e o Pastel de Nata. Os pré-requisitos e boas práticas de fabrico foram verificados antecipadamente. Os pontos críticos de controlo tanto da Empada de Porco como do Pastel de Nata correspondem a perigos microbiológicos. Estão relacionados com a temperatura de conservação da gema de ovo líquida pasteurizada e com a temperatura e tempo de cozedura do produto; estão ainda relacionados com eventuais “más práticas” de manipulação e com temperaturas de conservação do produto inadequadas, utilizadas durante o transporte, exposição e/ou venda. Estes perigos estão definidos e são monitorizados em quatro Pontos Críticos de Controlo (PCC). Para o fabrico da empada de porco é ainda considerado um quinto PCC, correspondendo à temperatura e tempo de cozedura. Os perigos apontados são eliminados (não constituem riscos) quando são escrupulosamente observados os pré-requisitos e as boas práticas de fabrico e de higiene
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26028TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/652
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_MAR_GON.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.