Título: Micropropagação de Lavandula luisieri (Rozeira) Rivas-Martínez
Autor: Marchueta, Maria Margarida Silva Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Gonçalves, José Carlos Dias Duarte
Palavras-chave: Citocininas
Germinação in vitro
Lavandula luisieri
Micropropagação
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: MARCHUETA, Maria Margarida Silva Pereira (2008) - Micropropagação de Lavandula luisieri (Rozeira) Rivas-Martínez. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Com o objectivo de desenvolver metodologias de propagação in vitro de Lavandula luisieri, foram realizados um conjunto de ensaios tendo como material vegetal explantes provenientes de material adulto e plantas provenientes de germinação de sementes in vitro. As diferentes metodologias utilizadas para estabelecer material adulto não permitiram a obtenção de explantes viáveis face à acentuada produção e libertação de substâncias fenólicas para o meio de cultura que levaram à morte dos explantes. Já a germinação de sementes in vitro permitiu a obtenção de plântulas assépticas, com taxas até 24%. Os ensaios de multiplicação estabelecidos com explantes secundários provenientes das plantas in vitro da população stock mostraram que a 6-benzilaminopurina (BAP) se mostrou mais eficaz, comparativamente com a cinetina, na promoção e desenvolvimento dos rebentos tendo na concentração de 0,2 mgl­1 sido obtidos uma média de 2,2 rebentos com taxa de multiplicação de 3 e comprimentos de 20,87 mm. Contudo a utilização de concentrações mais elevadas de BAP são susceptíveis de promoverem elevadas taxa de vitrificação (35%) com consequentes perdas de capacidade de diferenciação. Durante esta fase de multiplicação registou-se a formação de raízes nos rebentos tendo as percentagens de enraizamento sido maiores nos meios com cinetina, 57,5% com 0,1 mgl־1 e no controlo. Os rebentos enraizados foram transferidos para substrato turfa/perlite, tendo ocorrido a aclimatização com 100% de sobrevivência.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25993TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/651
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_MAR_MAR.pdf935,38 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.