Modelo de implementação da metodologia HACCP na indústria do bacalhau seco e salgado
Ficheiros
Data
2008
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
Com a realização deste trabalho foi possível conhecer os diferentes tipos de bacalhau existentes, quais os comercializados em Portugal e quais são as principais etapas de processamento a que o bacalhau está sujeito.
Para que o produto final esteja em plenas condições de consumo, devem ser aplicadas boas práticas de manuseamento do bacalhau, desde a sua captura até à sua comercialização.
A aplicação de sistemas de segurança alimentar baseados na metodologia HACCP são fundamentais na indústria alimentar, porque permitem identificar quais os diferentes perigos existentes nas diferentes etapas de processamento, e determinar o seu controlo, tendo em vista a obtenção de um alimento seguro para o consumidor.
A aplicação desta metodologia é usualmente concretizada em catorze etapas sequenciais, sendo sete destas etapas os sete princípios do HACCP.
Para se conseguir chegar à elaboração de um plano HACCP, devem ser implementados previamente um conjunto de pré-requisitos, tendo estes como objectivo o controlo de condições envolventes e a diminuição da ocorrência dos PCC’s. Uma mudança de mentalidades e hábitos dos operadores, juntamente com as administrações das empresas, constitui frequentemente o primeiro dos pré-requisitos.
Os PCC’s identificados na indústria do bacalhau seco e salgado, neste caso concreto foram as etapas de descongelação, maturação, secagem e embalamento.
Descrição
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25988TFCEBA.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25988TFCEBA.
Palavras-chave
Bacalhau , Plano HACCP , Pré-requisitos
Citação
PEREIRA, Ivone Edite de Matos (2008) - Modelo de implementação da metodologia HACCP na indústria do bacalhau seco e salgado. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.