Título: Modelo de implementação da metodologia HACCP na indústria do bacalhau seco e salgado
Autor: Pereira, Ivone Edite de Matos
metadata.dc.contributor.advisor: Tendinha, Isabel Maria Viseu Fernandes
Oliveira, Isabel
Ferreira, Nuno
Palavras-chave: Bacalhau
Plano HACCP
Pré-requisitos
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: PEREIRA, Ivone Edite de Matos (2008) - Modelo de implementação da metodologia HACCP na indústria do bacalhau seco e salgado. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Com a realização deste trabalho foi possível conhecer os diferentes tipos de bacalhau existentes, quais os comercializados em Portugal e quais são as principais etapas de processamento a que o bacalhau está sujeito. Para que o produto final esteja em plenas condições de consumo, devem ser aplicadas boas práticas de manuseamento do bacalhau, desde a sua captura até à sua comercialização. A aplicação de sistemas de segurança alimentar baseados na metodologia HACCP são fundamentais na indústria alimentar, porque permitem identificar quais os diferentes perigos existentes nas diferentes etapas de processamento, e determinar o seu controlo, tendo em vista a obtenção de um alimento seguro para o consumidor. A aplicação desta metodologia é usualmente concretizada em catorze etapas sequenciais, sendo sete destas etapas os sete princípios do HACCP. Para se conseguir chegar à elaboração de um plano HACCP, devem ser implementados previamente um conjunto de pré-requisitos, tendo estes como objectivo o controlo de condições envolventes e a diminuição da ocorrência dos PCC’s. Uma mudança de mentalidades e hábitos dos operadores, juntamente com as administrações das empresas, constitui frequentemente o primeiro dos pré-requisitos. Os PCC’s identificados na indústria do bacalhau seco e salgado, neste caso concreto foram as etapas de descongelação, maturação, secagem e embalamento.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25988TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/645
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_IVO_PER.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.