Título: Implementação de um sistema HACCP num centro de classificação e embalamento de ovos
Autor: Alves, Luísa Chambel Pombo
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Gaspar, Cecília
Palavras-chave: Sistema HACCP
Ovo
Perigos
Pré-requisitos
Segurança alimentar
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: ALVES, Luísa Chambel Pombo (2008) - Implementação de um sistema HACCP num centro de classificação e embalamento de ovos. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O presente trabalho consistiu na implementação do sistema HACCP - Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos - num centro de classificação e embalamento de ovos. O ovo, tratando-se de produto perecível e apresentando condições favoráveis ao desenvolvimento microbiano, é considerado como um possível veículo de doenças transmitidas por alimentos. HACCP é um sistema de qualidade preventivo e dinâmico cuja implantação deve supor uma sistematização dos controlos de qualidade no sector, o que resultará, indubitavelmente, num aumento da qualidade e segurança dos alimentos, beneficiando directamente o consumidor. O trabalho teve como objectivos definir a metodologia a seguir para identificar e avaliar os perigos (microbiológicos, físicos e químicos) que podem ser gerados em cada uma das etapas decorrentes no centro de classificação e definir as medidas que servem para o controlo desses perigos. O controlo de factores, como a qualidade da água, o plano de limpeza e desinfecção, formação dos colaboradores, controlo de pragas, manutenção de equipamentos e rastreabilidade, constitui os principais pré-requisitos da implementação do sistema HACCP. O cumprimento dos pré-requisitos garante por si só a qualidade, integridade e inocuidade dos ovos.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25990TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/644
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RE_TFC_LUI_ALV.pdf862,08 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.