Título: Desenvolvimento de um sistema de segurança alimentar numa empresa do sector da panificação
Autor: Roque, Andreia Alexandra Esteves Lopes
metadata.dc.contributor.advisor: Matias, Margarida
Martins, Manuel Vicente de Freitas
Palavras-chave: Pré-requisitos
HACCP
Pão
Segurança alimentar
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: ROQUE, Andreia Alexandra Esteves Lopes (2008) - Desenvolvimento de um sistema de segurança alimentar numa empresa do sector da panificação. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O sistema HACCP é um sistema de segurança alimentar concebido para prevenir, ou minimizar, os riscos alimentares, através do controlo dos factores capazes de prejudicar a qualidade dos alimentos no que se refere à probabilidade de contaminações químicas, físicas ou biológicas. No presente trabalho, foi realizado o estudo HACCP num produto de panificação. A realização deste estudo passa pelo cumprimento do código de boas práticas de higiene e fabrico, também designados de pré-requisitos. Após a verificação do cumprimento dos pré-requisitos, procedeu-se ao estudo HACCP propriamente dito, identificando-se a existência de três pontos críticos de controlo nas etapas de armazenamento de matérias-primas à temperatura de refrigeração, cozedura e venda/expedição. Foram posteriormente estabelecidas as respectivas medidas de controlo, limites críticos, procedimentos de monitorização, acções correctivas e posteriores medidas de verificação. O estudo HACCP desenvolvido constitui uma garantia de segurança alimentar do produto de panificação, que ao nível da empresa passa por dar garantias ao consumidor de que está a consumir um produto seguro.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25991TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/642
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_AND_ROQ.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.