Título: Elaboração e implementação de ementas adequadas, avaliação nutricional e educação alimentar numa instituição social
Autor: Barreira, David Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Figueiredo, Marisa Alexandra de Sousa
Palavras-chave: Instituições sociais
Antropometria
Sistema de Segurança Alimentar
Educação alimentar
Fichas técnicas
Data: 2013
Editora: IPCB. ESA
Citação: BARREIRA, David Rodrigues (2013) - Elaboração e implementação de ementas adequadas, avaliação nutricional e educação alimentar numa instituição social. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: Introdução: A infância é uma importante fase da vida para criar hábitos corretos e saudáveis que serão reflexos individuais no futuro. Em Portugal existem instituições sociais e de ensino que recebem muitas crianças anualmente, onde a maioria pratica as suas refeições diárias motivo pelo qual estas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de conceitos e aprendizagem na área alimentar das crianças, colaboradores e dos respetivos familiares. Objetivo: Este trabalho de estágio teve como propósito a revisão e elaboração de ementas e respetivas fichas técnicas, avaliação antropométrica e educação alimentar em crianças de idade escolar e a monitorização e acompanhamento do sistema de segurança alimentar numa instituição de solidariedade social. Metodologia: Recolheram-se todas as ementas utilizadas na instituição para avaliação. A melhoria e o cálculo nutricional foi efetuado a partir das recomendações da OMS e as respetivas fichas técnicas com cálculo do valor energético, hidratos de carbono, proteínas, lípidos, fibra e sódio foram elaboradas com recurso à tabela da composição de alimentos do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. A componente educação alimentar dividiu-se em duas parte, uma teórica com base no método expositivo baseado no guia alimentar roda dos alimentos. Na componente prática recorreu-se a vários jogos de estimulação dos sentidos e de atividades de confeção. O estado nutricional foi calculado a partir das medições de peso e altura posteriormente interpretado a partir das curvas de percentis da OMS. Foram ainda avaliadas e registadas várias medições de temperatura, aspeto, textura, cor e cheiro dos alimentos numa componente de segurança alimentar. Resultados: A alteração de ementas resultou numa melhoria da diversidade da oferta, no aumento da utilização de legumes, na diminuição de consumo de proteínas ao almoço e na introdução da fruta nos lanches. De acordo com o IMC calculado, verificou-se que, das 39 crianças avaliadas, 23,1% sofre de obesidade, 12,8% tem Excesso de Peso e 64,1% tem Peso Normal, dos quais os rapazes apresentavam 13% com Obesidade, 17,4% com Excesso de Peso e 69,6% com Peso Normal, enquanto nas raparigas obteve-se 31% com Obesidade, 6,2% com Excesso de Peso e 62,5% com Peso Normal. A colaboração foi total para a prática das sessões de educação alimentar, onde a aceitação começou por ser escassa pelas crianças, acabando por se manterem interessados e pró ativos nas atividades desenvolvidas. Quanto ao registo das temperaturas, não se verificaram desvios consideráveis. Conclusão: Com este trabalho conclui-se que existe uma falta de conhecimento acerca de uma alimentação saudável e equilibrada, ainda que as crianças se mostrem recetivas a novos conceitos. O técnico responsável pela área alimentar desempenha um papel chave na elaboração de ementas equilibradas bem como na manutenção e supervisão dos aspetos relacionados com a segurança alimentar.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27750TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/621
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TDF_RES_DAV_BAR.pdf127,63 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.