Atividades educativas na promoção da alimentação saudável em crianças do pré-escolar numa freguesia da Covilhã
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Data
2013
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Editora
IPCB. ESA
Resumo
A idade pré-escolar entre os 2 e os 6 anos é considerada uma fase de extrema importância,
tanto no que diz respeito ao processo de maturação biológica como ao desenvolvimento social e
psicomotor. Além disso, é nestas idades que as crianças começam a criar sua independência e a
formar os seus hábitos alimentares. É também nestas idades que a prevalência de sobrepeso e
obesidade em crianças é maior e tem vindo a aumentar cada vez mais nos últimos anos. Por isso,
é hoje considerado um problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS), daí
ser fundamental a promoção de uma alimentação saudável e de boas práticas alimentares.
Emerge então, a necessidade da implementação da educação alimentar e nutricional em préescolas,
jardins-de-infância e infantários.
A educação nutricional é o meio mais concreto de orientação, adequação e incorporação de
hábitos nutricionais adequados para as crianças. Sendo assim, o presente trabalho teve como
objetivos avaliar o estado nutricional das crianças de uma instituição social situada no concelho
da Covilhã e os seus conhecimentos em nutrição; compreender os hábitos alimentares das
crianças nesta faixa etária e sensibilizar as crianças para a importância de uma alimentação
saudável com o recurso a atividades lúdico pedagógicas, todas elas inseridas nos temas
previamente programados no jardim-de-infância.
Para a avaliação e classificação do estado nutricional utilizou-se o índice de massa corporal
(IMC) e comparado com as curvas propostas pela OMS. Os hábitos alimentares e conhecimentos
em nutrição foram avaliados por meio de uma entrevista e um inquérito.
Foram avaliadas 14 crianças, sendo 8 do sexo masculino e 6 do sexo feminino. Conclui-se após
avaliação do estado nutricional que 71% das crianças tinham peso normal, havendo 29% com
baixo peso. Sobre os hábitos alimentares, a amostra dizia praticar bons hábitos alimentares e
alguns conhecimentos básicos sobre nutrição. O grupo de crianças avaliado interiorizou os
conhecimentos sobre alimentação trabalhados nas atividades e compreendeu a importância de
uma alimentação saudável e de uma vida ativa na saúde.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28017TFCNHQA.
Palavras-chave
estado nutricional , Hábitos alimentares , Crianças , Idade pré-escolar , Alimentação saudável
Citação
ESTEVES, Carla (2013) - Atividades educativas na promoção da alimentação saudável em crianças do pré-escolar numa freguesia da Covilhã. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.