Título: Avaliação da shelf-life de morangos das variedades Candonga e Macarena na Campanha 2006/2007
Autor: Prates, Tiago José Calado
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Maria de Lurdes Joanico Santiago de Carvalho Martins de
Marreiros, Helena
Palavras-chave: Conservação
Morango
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: PRATES, Tiago José Calado (2008) - Avaliação da shelf-life de morangos das variedades Candonga e Macarena na Campanha 2006/2007. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Durante a campanha de 2007, foi feito o estudo da shelf-life nos morangos produzidos pela Well.Pict Portugal. Para identificação dos principais factores de deterioração dos frutos, foi feita uma amostragem tendo em conta a variedade (Candonga e Macarena), o calibre do morango (grande e pequeno), o tipo de embalagem (k60, f250 e f500) e tipo de cultura (convencional e hidropónica). Para cada tipo de amostra, foi avaliada a importância da temperatura na conservação dos frutos e identificação dos fungos pós-colheita. Verificou-se que os frutos Candonga apresentaram maior resistência física ao manuseamento que os frutos da Macarena, mas que os segundos têm maior resistência aos fungos. Não se registaram diferenças significativas entre os diferentes calibres e tipos de embalagem em relação aos danos físicos, causados tanto pelas embalagens como por manuseamento excessivo. Verificou-se também que além de mais resistentes a fungos, os morangos produzidos em cultura hidropónica apresentam também maior resistência física. A existência de refrigeração mostrou-se essencial na conservação dos frutos, mas de certo modo insuficiente, tendo em conta os resultados observados na época de maior calor. Deverão ser aplicadas melhores práticas de refrigeração e manuseamento dos frutos.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25948TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/615
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RESTFC_TIA_PRA.pdf874,18 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.