Título: Acompanhamento das práticas culturais e enológicas na Quinta dos Termos (DOC Beira Interior)
Autor: Henriques, Ricardo André Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos, António Maria dos Santos
Carvalho, João
Palavras-chave: Videira
Poda
Desponta
Cordão Royat
Trasfegas
Colagens
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: HENRIQUES, Ricardo André Oliveira (2008) - Acompanhamento das práticas culturais e enológicas na Quinta dos Termos (DOC Beira Interior). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O mercado mundial é cada vez mais exigente em relação à qualidade dos vinhos. Para acompanhar esta crescente pressão do consumidor é preciso efectuar-se um controlo rigoroso da produção das uvas na vinha e no processo tecnológico na adega, para que no final possamos obter um produto de alta qualidade que vá de encontro à satisfação das necessidades do mercado. Com o presente trabalho pretendeu-se acompanhar as práticas culturais e enológicas realizadas na Quinta dos Termos (D.O.C. Beira Interior). Assim, ao nível da vinha, foi realizada a poda de videiras (formação e produção), fertilização, esladroamento, desponta, monda de cachos, desfolha, acompanhados os tratamentos fitossanitários, e realizada a marcação da data de vindima com base na monitorização da maturação das uvas. Ao nível da adega realizaram-se as práticas e tratamentos enológicos relativamente a vinhos da campanha de 2007 e 2006.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25987TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/613
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_RIC_HEN.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.