Título: Pesquisa de um método de determinação rápida na concentração de SO2 no açúcar areado amarelo
Autor: Salavessa, Álvaro Nunes Soares Sequeira
metadata.dc.contributor.advisor: Mateus, Ana
Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Palavras-chave: Açúcar areado amarelo
Monier Williams
S02
Xarope granulado
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: SALAVESSA, Álvaro Nunes Soares Sequeira (2008) - Pesquisa de um método de determinação rápida na concentração de SO2 no açúcar areado amarelo. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O presente documento constitui o trabalho de fim do curso de Engenharia Biológica e Alimentar que resulta de um estágio desenvolvido na empresa Tate & Lyle, Açúcares Portugal, S.A. Com este estágio pretendeu-se desenvolver um método expedito para determinar a concentração de dióxido de enxofre (S02) no açúcar areado amarelo, uma vez que o método de referência (Monier Williams) é muito moroso. O S02 é um auxiliar tecnológico utilizado no processo de fabrico de açúcar com o objectivo de impedir a formação de cor durante o processo de cristalização da sacarose. Foram testados dois métodos para quantificar o S02 presente no açúcar areado amarelo e no xarope granulado. O método Carruthers, Heaney e Oldfield e a espectroscopia de infravermelho próximo (NIR). Os resultados obtidos foram sempre comparados com os resultantes do método de referência. No final do trabalho verificou-se quer através do método Carruthers, Heaney e Oldfield, consegue-se quantificar o S02 no xarope granulado. Dado que o açúcar areado amarelo tem origem na cristalização directa do xarope granulado e do licor concentrado, e que este último contém S02 apenas em quantidades residuais, indirectamente, consegue-se estimar o valor de S02 presente no açúcar areado amarelo. Por outro lado com o aparelho NIR, os resultados não foram satisfatórios.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25947TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/610
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ALV_SAL.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.