Título: Implementação de um plano HACCP aplicável a uma churrasqueira Take Away
Autor: Pinto, Patrícia João
metadata.dc.contributor.advisor: Tendinha, Isabel Maria Viseu Fernandes
Almeida, Vitória
Palavras-chave: Segurança
Qualidade alimentar
HACCP
Pré-requisitos
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: PINTO, Patrícia João (2008) Implementação de um plano HACCP aplicável a uma churrasqueira Take Away. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O estilo de vida moderno, a falta de tempo para confeccionar alimentos, a crescente resistência dos microrganismos, a evolução e aumento de diversas patologias nos animais para consumo humano, a globalização, a concorrência, as inovações tecnológicas, as constantes alterações da legislação e a preocupação crescente dos consumidores com a segurança dos alimentos, representam factores mais do que suficientes para que as indústrias e estabelecimentos do sector alimentar adoptem estratégias que visem a garantia da qualidade e segurança dos alimentos. Neste sentido, torna-se necessário para as unidades e estabelecimentos do sector a introdução e implementação de um sistema de segurança alimentar, o HACCP. Este sistema engloba todos os aspectos da segurança do alimento e a sua implementação deve ser feita em todas as etapas do processamento alimentar, desde a compra da matéria-prima, passando pela sua transformação, produção, preparação e confecção, até à sua chegada ao consumidor final. Em conjunto com a aplicação de manuais de boas práticas de fabrico, higiene e um programa de pré-requisitos que englobe requisitos operacionais, de infraestruturas e manutenção, o sistema HACCP constitui uma ferramenta indispensável ao nível do controlo e verificação de todo o processo de produção ou confecção dos alimentos.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25981TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/609
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RE_TFC_PAT_PIN.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.