Título: Acompanhamento do sistema HACCP implementado numa linha de abate de suínos
Autor: Silva, Linda Raquel Almeida e
metadata.dc.contributor.advisor: Vide, Sónia
Coutinho, Ana
Tendinha, Isabel Maria Viseu Fernandes
Palavras-chave: Suínos
Plano HACCP
Pré-requisitos
PCC’s
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: SILVA, Linda Raquel Almeida e (2008) - Acompanhamento do sistema HACCP implementado numa linha de abate de suínos. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: No matadouro industrial, Uniagri II. S.A. foi realizado um estágio sobre o acompanhamento do sistema HACCP implementado na linha de abate de suínos; procedendo-se à identificação de perigos, avaliação de riscos, determinação de PCC, monitorização do sistema e aplicação de medidas correctivas. Através deste trabalho foi possível conhecer as etapas de processamento da carne de suínos desde a recepção dos animais até à expedição das carcaças e verificar quais destas etapas é necessário fazer um controlo crítico. Para se chegar á elaboração e desenvolvimento de um plano HACCP devem ser implementados anteriormente um conjunto de pré-requisitos, que tem como objectivos diminuir a ocorrência dos perigos e reduzir o número de PCC’s. Os PCC’s identificados no matadouro, na linha de abate de suínos, foram as etapas da inspecção ante-mortem, escaldão, evisceração, refrigeração e expedição.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25980TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/608
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_LIN_SIL.pdf822,88 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.